2008/01/29

Instalação: AVA



A primeira possibilidade que proponho será uma performance feita em frente a uma projecção de vídeo. Um projector ligado a um portátil que contém uma série de vídeos (alguns deles que já estão no site) prontos a serem projectados no ecrã que se encontra em frente à AVA. Esses vídeos poderão ser registos filmados/pré-gravados de outras performances que a personagem já terá feito noutros locais. As projecções vídeo vão incidir no ecrã à escala natural, permitindo a sugestão de uma imagem num espelho. Em frente à projecção a AVA vai tentar imitar/interagir com a performance visionada. Ela é quem escolhe quais os vídeos que vão ser visionados. As performances pré-gravadas poderão ser diversas situações do quotidiano, como por exemplo andar na rua, almoçar, cozinhar, dormir, conversar com outras pessoas. A personagem caracteriza-se como alguém obsessivamente trabalhador que vive um intenso stress diário e que resolve imitar esse tempo útil de trabalho por prazer, como algo relaxante e lúdico. Poderá funcionar como uma espécie de desporto. Uma imitação ao vivo de uma representação. A representação comanda (parcialmente) a actuação do performer. Eu proponho que as situações visionadas possam ser discutidas com a Sara.

Ou então, a performance ao vivo da AVA poderia pressupor uma interactividade da Sara com os vídeos projectados mas sem o vulgar interface com o computador, ou seja, uma articulação entre uma qualquer coreografia com um sistema de sensores que pudesse desencadear um visionamento aleatório dos ditos vídeos. Ou seja a performer não terá um completo controlo sobre aquilo que vai tentar imitar e tudo isto resultará da interactividade entre o seu corpo e máquina. Penso que esta ideia poderá resultar pela sua simplicidade.
A ideia geral desta instalação será fazer um prolongamento físico da identidade da AVA. Identidade esta que, uma vez disseminada na web, se irá expandir para o "mundo concreto". Funcionará como um espelho, que mediatiza o universo digital com o espaço do real, estabelecendo um jogo de movimentos e representações.

Sem comentários: